POR OUTRO LADO...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PT E PMDB CAMINHAM PARA O SEGUNDO TURNO EM SALVADOR

As luzes de alerta estão piscando no comitê de campanha dos candidatos ACM Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT).

ACM Neto, o máximo de valentia virtual num mínimo de tamanho, cai lenta e inexoravelmente em todas as pesquisas, nos últimos 60 dias. Nesse momento, segundo o Datafolha e a P&A, está emboladíssimo com o canastrão João Henrique (PMDB) e o claudicante Walter Pinheiro, do PT. Veja os números divulgados de sexta para cá, respectivamente pelo Instituto Datafolha e pela P&A:

ACM Neto: 25 / 23
João Henrique: 23 / 22
Walter Pinheiro: 21 / 20
Imbassahy: 15 / 12

O ritmo de lenta mas contínua descendência de seus números, combinado com o alto índice de rejeição pode estar anunciando a performance de cavalo paraguaio de Aceemizinho, largando vigorosamente na frente para perder gás no final. Repetindo a performance de Paulo Souto em 2006, contra Jaques Wagner, parece não ter densidade eleitoral na chegada para confirmar o favoritismo de 2, 3 meses atrás.

Melhor para João Henrique, que luta com todas as armas para garantir-se no segundo turno, dialogando com o mesmo público iletrado de ACM'zinho.

Pinheiro conta com o entusiasmo da militância petista e a colaboração do conformado Imbassahy (PSDB) para fazer a diferença na semana final da campanha. Do que poderia ser uma eleição sossegada, finalizada inclusive no primeiro turno, ficou o gosto amargo de não poder contar com o definidor apoio do presidente Lula no horário eleitoral, uma decisão política de alto risco tomada pelo PT.

Os números de Pinheiro a essa altura do campeonato são mais desconfortáveis que poderiam ser fossem outras as decisões de seu partido. Ainda que dentro da margem de erro, ele surgiu em terceiro nos dois institutos de pesquisa, tanto nas estimuladas como nas espontâneas. Como barba é o que não falta no PT, melhor colocá-las de molho e ligar o turbo pra não haver ranger de dentes na próxima segunda-feira.

Minha aposta continua a mesma, Pinheiro chega em primeiro no dia 5, com JH em segundo e ACM'zinho em terceiro. Segundo turno para ver se o PMDB continuará ou não impondo regras ao PT, tô doido pra ver isso...


Nenhum comentário: