POR OUTRO LADO...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

NO PRIMEIRO TURNO, EU FALEI...

A pesquisa Datafolha divulgada hoje revela muito mais que números similares aos divulgados pelo jornal Tribuna da Bahia na última segunda, 15/9. Senão, vejamos.

1) A candidatura de Imbassahy foi pras picas. Tomara que o PSDB negocie com o PT, entre outras coisas, a secretaria que cuida dos parques e dos jardins, uma inegável especialidade dos tucanos baianos. O voto útil vai comer os 11% apurados pela Tribuna e os 14% do Datafolha. Mortinho, mortinho, já é...

2) Ted Tampinha (ACM Neto) não cresce mais. Os 27% apurados pelo Datafolha anunciam a perda de fôlego na reta final. Seu índice de rejeição o inviabiliza em qualquer projeção, seja no primeiro ou no segundo turno, se houver.

3) A situação de João Henrique é a mesma. Aparentemente chegou ao máximo que podia com 22%. Daqui pra frente vai murchar feio, se Lula disser que prefere beijar a boca de Pinheiro e não a dele.

4) Pinheiro (20% segundo o Datafolha) atropela todos, inclusive ACM Neto, na reta de chegada do primeiro turno. Se Lula desembarcar no seu programa de rádio e TV e vier a Salvador para um único comício, Walter Pinheiro será eleito prefeito de Salvador em primeiro turno, como o dito aqui em um post publicado dia 25 de agosto. Com o perdão da indisfarçada gabolice, acho que o vaticínio do mês passado estava corretamente fundamentado e eu não estava maluco (pelo menos não por esse motivo...).

5) O voto útil que já matou Imbassahy vai matar João Henrique se Lula aparecer por essas bandas antes do dia 5/10. A maioria esmagadora desses votos migrará para Pinheiro, dando-lhe a vitória final ainda no 1º turno.

6) Insisto, contudo: a estratégia de só convocar Lula para a campanha de Pinheiro se não houver mesmo jeito é arriscadíssima. Não se subestima a capacidade de reação de políticos como JH. A clara tendência de hoje, a de Pinheiro atropelar quem estiver pela frente nos últimos 15 dias da campanha, pode sim ser revertida por um fato novo ou um lance espetacular do neopeemedebista. O PT errará se não usar toda a munição conquistada em eleições anteriores, independentemente da ida ou não de seu candidato para o segundo turno.

7) Quanto custa uma pesquisa de encomenda no Ibope? Mais ou menos de R$3 milhões? Cliente antigo tem desconto?

3 comentários:

Marcus Gusmão disse...

Meu voto vai ser mais do que útil. Eu quero Hiiiiiiilton 50, para que Forrest John fique em quinto ou vá para os quintos.

paulo galo disse...

Cara, não é que bati um papo animadíssimo com Hiiiilton50 na Pidedade, essa semana? Ele jura que vai sim para o segundo turno. Gostei do cara, gente boa de verdade.

Anônimo disse...

Será a aposentadoria dos "Babalaôs"?!