POR OUTRO LADO...

quarta-feira, 9 de julho de 2008

VAI NO DROPS AÍ, FREGUÊS? - O RETORNO

Por razões tão alheias à nossa vontade, que nos deixaram putos, o post publicado hoje de manhã simplesmente virou fumaça eletrônica, poeira virtual. Desapareceu diante dos nossos atônitos olhos, obrigando-nos a reescrever todas as "preciosidades" destiladas horas atrás. Mas as centenas de milhares de pessoas, que por estranhos motivos acessam esse puleiro todo dia, merecem o nosso esforço. Vamos nessa.




A prisão do empresário e poderoso traficante de influências Daniel Dantas está deixando meio Brasil de cabelo em pé. Os mais bem guardados segredos da República durante os anos FHC podem vir à tona se as investigações da Polícia Federal forem até o talo.

Na pauta, os subterrâneos da privatização do Sistema Telebrás e da Companhia Vale do Rio Doce, um esquema bilionário que pode liquidar a imagem pública do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do atual governador de São Paulo, José Serra. E de muitos jornalistas conhecidíssimos, que há anos são remunerados pelo líder de uma quadrilha em que Marcus Valério era reles operador, peixe pequeno da história.

Quer saber? duvido que Lula autorize a PF a ir até o final com essas investigações. Para ele, desgastar suficientemente o PSDB e acuar seus principais líderes é mais que suficiente no jogo político em que petistas e tucanos são os principais atores.

Poderá ser suficiente também para levar às cordas jornalistas que se notabilizaram pela virulência empregada contra o PT no episódio do Mensalão, em nome da moralidade e pelo bem da coisa pública. Mas que nunca escreveram uma única linha pra denunciar as falcatruas de DD, por todos mais que conhecidas.




Uma honra rever no último sábado uma das grandes damas do ensino da Língua Portuguesa na Bahia, a professora Cecília de Moura Barbosa.

Cecília foi professora do ICEIA e da Escola Técnica Federal da Bahia durante longos anos. Foi na ETFBA que tive a oportunidade de ser seu aluno e tornar-me seu amigo e fã.

Aos quase 78 anos, essa belíssima mulher e mãe continua sorrindo generosamente e olhando agudamente, como sempre. Faz planos para o futuro e está prestes a comprar um computador, para com ele trabalhar e comunicar-se com o mundo via internet.

Vive de suas duas aposentadorias e das revisões que faz em monografias, livros, dissertações e teses. Tá lúcida, inteira, bonita e intelectualmente ativa.

Deus te dê longos e saborosos anos de vida, Ciça querida. Já-já volto aí pra te ver, viu?




Logo mais tem festa pra uma multidão no Barradão. O Botafogo, velho freguês, vem tentar arrancar um pontinho em cima do Vitória, hoje à noite. Deverá mesmo é levar um sacode, daqueles de fazer perder o rumo pro aeroporto.




Outro dia falava aqui de mentiras e lendas, lembra? Pois é, esqueci de, na oportunidade, ter esclarecido o que não é exatamente uma lenda, tá mais pra mistério que todo vê e não enxerga ou não tem a curiosidade de questionar.

Trata-se do Forte de São Marcelo, cujo lado externo até hoje só é pintado pela metade. Segundo Monsenhor Gilberto Pithon, ex-pároco da igreja de Santo Antônio Além do Carmo, a razão dessa estranha manutenção é militar. A face voltada para o mar sempre foi mantida sem pintura para manter-se oculta aos olhos dos inimigos o maior tempo possível, daí só pintar-se sua face continental. Entendeu, cabeção?




As temperaturas andam deixando os baianos desconfortavelmente lembrados da Era Glacial nesse quadrante do planeta. As mínimas andam na faixa dos 21 graus mas o vento leste que costuma sopra por aqui nessa época do ano derruba a sensação térmica para 16, 17 graus.




O Parque Metropolitano de Pituaçu, uma jóia rara na pouco arborizada capital baiana, está pedindo socorro.

Os 15 km de sua belíssima ciclovia estão parecendo uma pista de Cross Country, tamanha é a degradação de seu pavimento. Para pedalar ou para correr, são enormes as chances do sujeito torcer o pé ou levar um chão.

Pode acreditar, tá acontecendo!




Se houver bom senso e honesta negociação política, Lídice da Mata terá grande espaço no horário da televisão, durante a campanha de Walter Pinheiro para prefeito de Salvador.

Ela é muito mais carismática que Pinheiro, além de parecer ter mais jogo de cintura. Vai ser fundamental para a vitória da coligação Salvador, Bahia, Brasil.

A propósito, é a primeira vez que vejo o nome de uma coligação ter capacidade persuasiva importante. Um achado publicitário, esse nome.




Foi Franciel Diamantino, jornalista, rubro-negro e autor do blog Ingresia, quem anunciou não fazer parte da extensa lista de jornalistas pagos por Daniel Dantas para que não falem ou falem bem de... Daniel Dantas!

A editoria desse Blog do Galinho informa que lamentavelmente também não teve suas opiniões arrematadas por uma oferta espetacular de DD. Filho-da-puta também por isso. Escroque.

Marcus Vinicius, jornalista baiano e velho amigo, autor do Licuri, jura também que não tem nada com isso, a despeito dos eloquentes sinais exteriores de riqueza que exibe em Iaçu, cidadezinha do interior da Bahia para onde sempre vai, dizendo-se saudoso do bate-papo com o sogro e aflito por fotografar pontes.

5 comentários:

Marcus disse...

Mas veja só, o Vitória é vice...
Pode acreditar, fico feliz também.
Quanto a DD, eu quero mais é que o mar pegue fogo. E neste fogo vão todos.
bjs.
PS. E na milionária Iaçu são duas pontes. Uma que caiu e a outra que cairá a qualquer momento. Sobrevivi. Veja: http://br.youtube.com/watch?v=pNSqyGoiohA

Nilson disse...

Como diria o ditado popular, nada como um fluzão depois de um fogão...

Franciel disse...

Galo, desculpe-me adentrar no recinto para fazer comercial, mas diante da fala de Nilson não posso me calar.

Nilson, daqui a um pouquinho, acesse o brioso WWW.VITORIACAMPEAO2008.WORDPRESS.COM e entederá o porquê do acontecido no Maracanã na noite do último sábado.

paulo galo disse...

Sem problemas, amigo Diamantino. Nosso departamento comercial se incumbirá de resolver o assunto com a direção da Ingresia e sua co-irmã.

Ah Nilsão, menino danado, garanto que é bem melhor que pegar um Coringão pela proa depois das declarações do Arturzinho, que creditavam a boa fase corintiana aos seus torcedores e à imprensa. Se contra o Juventude vieram 4 no balaio...

Nilson disse...

Mas é que o Vitória transcendeu, meu caro. Segundo o apóstolo Franciel, agora tá em alfa, praticando o futebol-caridade!!!