POR OUTRO LADO...

terça-feira, 8 de julho de 2008

ITINGA LEVANTA-SE CONTRA A CBF DE RICARDO TEIXEIRA


O Correspondente do Blog do Galinho em Itinga, bairro popular e longe pra caralho de Salvador, informou-nos hoje de manhã que a comunidade local foi pega de surpresa com o anúncio feito pela CBF de que será disputada, a partir de 2009, a Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Os relatos exclusivos colhidos pelo repórter do BG dão conta do clima de frustração daquela comunidade humilde da periferia da capital baiana. Todos contavam que o Baêa-Sua-Porra, cujo moderníssimo Centro de Treinamento está localizado no bairro, os representassem no Campeonato Interplanetário de Futebol de Várzea após o término da Série C de 2009.

Segundo Joseilson Bispo dos Santos, empresário local ligado à área de prognósticos (tem três pontos de jogo do bicho) e de entretenimentos adultos (é dono de um boteco, onde nos fundos opera um pequeno puteiro), o anúncio imediatamente paralisou as tratativas que mantinha com a diretoria do Bahia para o patrocínio da equipe durante o maior torneio de peladas uniformizadas da galáxia.

-Isso é sacanagem, logo agora que tava quase tudo certo, negócio praticamente fechado, vem esse filho-da-puta do Ricardo Teixeira melar nosso acerto. Agora eu quero saber quem vai cobrir meu prejuízo, já tinha adiantado mais de cem reau pros caras lá, e agora? -desabafou o empreendedor.

Mas a revolta do quase-patrocinador do Baêa-Sua-Porra contrasta com o clima de euforia que passou a dominar o Favelão, o CT antigamente chamado de Fazendão.

-O descenso para a Série C em 2008 e para a Série D em 2009 marcarão os últimos anos de vexame para a torcida tricolor. Pelo nosso planejamento de marketing, a partir de 2010 tudo será diferente e vamos voltar a viver as glórias do passado -afirmou o presidente Petrônio Barradas, em entrevista concedida ao BG.

Segundo o notável dirigente do Esquadrão de Aço, que fez fama nacional pela incomum visão estratégica na condução dos destinos dessa lenda futebol brasileiro, o Baêa-Sua-Porra não não vai medir esforços para a formação de uma equipe de galáticos. Algumas contratações, inclusive, já foram feitas, como a dos atacantes Douglas, Jesum e Beijoca.

Outras estão em fase final de acerto, como a do o zagueiro Sapatão e o volante Baiaco. O problema maior parece ser com Baiaco, que está em tratamento de osteoporose no posto médico de Itinga. Segundo o médico responsável pela recuperação do, digamos, atleta, são boas as chances de Baiaco estrear na Série D de 2010. "Basta que ele não deixe de pôr um casaquinho todo dia ao entardecer, para evitar o sereno", declarou o médico, otimista.

Da relação de atletas que fazem parte desse que já está sendo chamado pela torcida como Novo Barcelona, apenas Bobô foi descartado. Suas incomuns habilidades como gestor público fizeram com que o Governo da Bahia não permitisse sua saída da Sudesb.

Mas não só de talentos experientes será formado o Esquadrão Tricolor, diz Barradas. "Vamos mesclar experiência e juventude, mais ou menos como o Vicetória [risos] está fazendo. Teremos também jovens craques dando velocidade à equipe, como Pantico, Fabio Saci e Nonato. Esse último, inclusive, já deve se apresentar mês que vem, quando deverá estar recuperado da redução bariátrica que fez semana passada", concluiu o lendário dirigente tricolor.

Nenhum comentário: