POR OUTRO LADO...

segunda-feira, 26 de maio de 2008


O Vitória sinalizou, para quem viu o jogo contra o Figueirense sábado passado, que fará sua melhor campanha desde 1993. O que me chama a atenção nesse time, desde a arrancada para o bicampeonato baiano, recentemente:

  • Mancini sabe motivar seus atletas em corridas de curta distância. Se souber fazer o mesmo num torneio longo como o Campeonato Brasileiro, levará o Vitória para a Libertadores de 2009.
  • O time provou ter um banco de qualidade, fator fundamental numa competição como o Brasileirão.
  • Habemos goleirum, finalmente.
  • A chegada de Leandro Domingues vai incrementar em muito o poderio ofensivo desse time. Oxalá chegue logo um zagueiro de primeira grandeza para estabilizar de vez aquela defesa. Ouvi falar no retorno de Adailton, o que seria um sonho.
  • O menino Marquinhos será o nome do Vitória em 2008. Ágil, rápido, inteligente, decisivo, esse moleque vai dar muito o que falar, principalmente quando ganhar musculatura.
  • Há no Vitória de 2008 uma conjunção de profissionais que querem provar qualidade, desde o técnico aos atacantes. Gente que está com a faca nos dentes para mostrar que valem muito, como Rodrigão, Ramon, Leandro Domingues, Viáfara, Carlos Alberto, Marquinhos. Some-se ao ressentimento de Wagner Mancini com a dispensa pelo Grêmio e temos um grupo que está louco pra sair dando porrada em quem vier pela frente.
  • Não há um único time de "Galáticos" no futebol brasileiro, tá tudinho no mesmo patamar. A diferença virá da garra e da regularidade, é daí que nascerá o campeão de 2008.
  • No dia em que o planejamento ambicioso e bem estruturado virar lei na sede do Vitória, os títulos nacionais e internacionais que nos faltam serão realidade.
  • Enquanto isso, aquele timezinho de merda, quer dizer, desculpe, o ECBahia, vai dando sua gloriosa arrancada rumo à Série C de 2009. Mas foi campeão em 1959. Ah, tá...





Por falar no nobre esporte bretão, Adriano de volta à Seleção é motivo de festa. Raçudo, forte como um touro, cabeceia bem, chuta bem. É o Serginho Chulapa desses tempos, quando parece extinta a safra de centroavantes altamente técnicos que tivemos nas últimas décadas, como Ronaldo, Romário, Careca, Reinaldo e Roberto Dinamite. Minha esperança era o Nilmar mas as contusões recorrentes do garoto estão enterrando minhas expectativas. Pena.






Consulta amanhã no muito bem falado Hospital Sarah, de Salvador. O atendimento já mostrou-se eficaz, tive minha solicitação de consulta, feita ao telefone, atendida em 8 dias. Amanhã conto como foi , quando voltar de lá. Faço qualquer coisa pra que essa inflamação no quadril vá embora de vez e me permita voltar a correr. Quer dizer, qualquer coisa não: votar no Imbassahy, nem fodendo.A deficiência que tenho me levará para os bons ortopedistas e fisioterapeutas do Sarah e não pra algum hospital psiquiátrico.





Recebi a bem-vinda visita, sexta passada, da Chris Fausto aqui nas altitudes do Santo Antônio. Beijos pra você e pros seus botões, Chris.






Daria tudo pra ver os críticos do governo Lula à frente da máquina federal por um mês. Tirando os servidores do neoliberalismo tucano, muitos deles talvez abandonassem o bordão "hay gobierno, soy contra" e entendessem como é complexa a luta pelas transformações estruturais que o Brasil necessita, ao se depararem com um congresso corrupto, elitista e indiferente ao desenvolvimento econômico-cultural dessa nação. Nada, infelizmente, acontece pela exclusiva vontade do primeiro mandatário do país e operar mudanças exige estômago forte para negociar com a hienas, inclusive as que habitam o Judiciário e outras corporações. Mas vai, está indo, só não vê quem não quer.






Você leu a entrevista do presidente do Banco do Nordeste [ATUALIZAÇÃO: ooooops! foi o Paulo Fontana, superintendente da Sudene], ontem no jornal A Tarde? resumo do que falou o cara: há recursos disponíveis para o investimento na Bahia, faltam é projetos.

Enquanto a Bahia ostentar um dos os piores índices sociais da Federação e uma infraestrutura tão precária como essa, nada acontecerá. Seguiremos na rabeira da história, orgulhosos da tal baianidade nagô e usando preciosas energias para, por exemplo, responder a um professor universitário que um dia acordou, abriu a janela e disse pra si mesmo que ia mandar todo mundo tomar no meio do cu de suas bundas. Caguei pra ele, já cansei de falar. Por conta disso me recuso a publicar aqui os versos da tal "Vingança do Berimbau" que recebo diariamente de amigos e leitores, por e-mail. E tenho dito.






Quando é que a imprensa brasileira vai deixar de chamar aeronave de aparelho?







Rapaz velho solteiro é bicho que sofre.





3 comentários:

Franciel disse...

Paulo, ainda bem que você começou a mudar de opinião sobre o futuro do Rubro-Negro.
Eu, mesmo não crendo em bruxas e outras coisas invisíveis, sei que elas existem. Como também sei que há uma série de fatores que nos levará ao título. O principal deles, já disse, foi o fim da tirania de ACM. Sem a opressão do Cabeça o time joga sem medo.

P.S.1 Se tiver oportunidade no time principal, Heverton será um dos craques do Brasileirão. Se não, será Marquinhos mesmo.

P.S. 2 Dei um tempo no Ingresia para me dedicar ao acompanhamento integral desta primeira conquista nacional rubra-negra no WWW.VITORIACAMPEAO2008.WORDPRESS.COM

Pode aparecer lá, ainda é gratuito.
abraços.

paulo galo disse...

É uma alegria tê-lo colega nos mistérios araculares, Franciel. O bom desse ofício é que vc tem 50% de chances de acertar, o que estatisticamente não é pouco.
Sou menos otimista que vc em relação ao título nacional em 2008. Mas vc acerta qd identifica a mudança de humor da minha parte. Acho que esse time, agora com banco, goleiro e brevemente pelo menos um grande zagueiro, irá longe. Quem sabe entre os 4 primeiros.
Duro vai ser inibir a síndrome da pequenez, o acanhamento de quem de repente se descobre às portas do céu e se encolhe diante da sorte.
De qualquer for,a, a fórmula para o sucesso é essa mesma e mais ano menos ano seremos campeões nacionais. Acho que primeiro pela porta da Copa do Brasil de 2009, SE houver decisão administrativa e planejamento para tanto.
Por último: larga mão de ser preguiçoso e alimente a Ingtrsia, ela pode perfeitamente viver enquanto a nação rubro-negra é feliz.
Abraços.

cacos meus botoes disse...

obrigada pelo registro, paulo, o prazer foi todo meu. Bj, c.