POR OUTRO LADO...

sexta-feira, 14 de março de 2008

AI QUE SAUDADE...

Não carece acreditar no que vou relatar rapidamente. Basta clicar aqui e ler com seus próprios olhos.

No rastro de imagens, notícias e avaliações sobre a passagem da Secretária de Estado norteamericana Condoleezza Rice pelo Brasil, a Folha de São Paulo -uma espécie de mega-assessoria de imprensa do governador de São Paulo, José Serra- noticiou em sua versão online hoje de manhã que a dita cuja ficou plantada (o grifo é meu) durante quase (esse também é meu) 15 minutos na ante-sala do Presidente Lula, que atendia o Ministro José Mucio e o Senador Romeu Tuma.

A notícia, que teve chamada na home page da Folha (logo depois suprimida), só pode ter sido autorizada por algum editor que decidiu boicotar a própria Folha. Não há outra explicação para uma sandice dessa natureza.

Primeiro, pela completa irrelevância jornalística do fato; segundo, por ridículo que soa a pretensão subliminar de apontar o absurdo que é o mandatário da 8ª maior economia do mundo fazer Miss Condoleezza esperar para ser atendida.

A Folha ainda não entendeu que a subserviência da chancelaria brasileira aos interesses norteamericanos foi sepultada com o fim da era FHC. Nos anos Lula, o Brasil dialoga soberanamente com qualquer nação do planeta e sabe defender seus interesses com equilíbrio e bom senso. Inclusive com seu principal parceiro comercial, os Estados Unidos da América.

Sem sabujice ou arrogância, atributos pendulares da grande (?) imprensa brasileira, que não se mostrou tão perplexa assim quando FHC vendeu a Companhia Vale do Rio Doce por módicos US$3 bilhões e quase fez o mesmo com a Petrobrás. A mesma Vale que está a horas de tornar-se a maior mineradora do mundo com a aquisição da anglo-suíca Xtrata por mais de US$90 bilhões.

Nenhum comentário: