POR OUTRO LADO...

sexta-feira, 1 de junho de 2007

ELES, INTELIGÊNCIA; NÓS, COMMODITIES


No final dos anos 90 ainda havia quem preferisse usar o Altavista ou o Yahoo como sites de busca. Hoje, 9 entre 10 usuários desse tipo de ferramenta usam o Google.

Tá procurando o quê? sites? pessoas? blogs? imagens? notícias? seviços ou produtos? Vai lá que vc acha –rapidíssimo e digrátis! É impressionante como o Google transformou um serviço poderoso e verdadeiramente imprescindível pra quem navega na internet num negócio de muitos e muitos bilhões de dólares, agregando anúncios publicitários em suas páginas.

E a roda gira cada vez mais forte pros caras. Quer ver um exemplo? Esse aqui que vc tá vendo, um blog. Tomada a decisão de blogar, lá fui eu procurar como fazê-lo. Não demorei muito pra achar o Blogger, que me hospeda hoje. Simples, fácil, com meia dúzia de boas ferramentas pra começar a brincadeira, seguro e confiável. Uma plataforma tecnológica muito legal pra quem tá começando e...digrátis, que beleza! Ajeitei o que pude e mandei pro ar mais um produto com a assinatura oculta do Google! sim, o Blogger pertence ao Google, não sabia?

Pensa que acabou, né? Nananananinha...quem não nasceu Drummond ou Carta deve ter olhos pro Youtube, até porque milhões de pessoas o fazem a cada segundo. Um tesouro de imagens a instigar temas ou ilustrá-los com som e movimento, covardia. E digrátis, de novo (outra vez? hummmm....). É, o Youtube também foi comprado pelos meninos do Google, os caras.

Passo seguinte, levantar as antenas do blog para que a galáxia saiba que nasci, passo bem e reclamo meu espaço. Hora de acionar os feeds, ferramentas que são usadas para que seu blog seja escaneado a cada vez que houver novidades nele. Uma espécie de parabólica com sinal trocado, a te fazer visto na blogosfera. Pesquisa, olha, fuça e cheguei no mesmo lugar que o resto da humanidade blogueira, o FeedBurner, poderosíssimo e preferido entre 8 entre 10 blogueiros. Precisa dizer que é digratis, funciona maravilhosamente bem e quem acabou de comprá-lo?

Na mais recente aquisição, estão levando a agência de publicidade virtual americana DoubleClick, por módicos US$3,1 bilhões. Aguardam a decisão do CADE americano para passara mão na maior agência de publicidade virtual do mundo. A turma da Microsoft e do Yahoo tá esperneando horrores por lá, alegando –veja você!- que essa fusão iria criar uma indesejável concentração de poderes numa única corporação. A história da pimenta, né?

Só falta a Wikipédia e o Skype agora pra consolidar o império. Acho que não nem precisa sentar pra esperar, aposta?

Pois é. Você taí me dando a honra da sua leitura e eu tô aqui batucando meu teclado, já pensando no próximo post. Enquanto isso, a balança comercial brasileira, mesmo com o dólar derretendo mais rápido que a Antártida, encerrou maio com um saldo positivo quase 10% superior ao mesmo período de 2006. Lá se vai soja, café, minério de ferro, bois, frangos e bananas, muitas banans. Trocados por produtos de tecnologia e inteligência –como os serviços Google.

Estamos bonitos nessa foto, hein? nós, ainda pau-brasil; eles, já não mais com aqueles mesmos espelhinhos de merda do século XVl. Política industrial pra quê, os caras têm tudo pronto!

Eu me rendo. E ainda canto loas pra esses caras, Eu não, esses dois americanos aí embaixo, eternamente bons -Dizzy Gillespie e Louis Armstrong.

Fui, inté.

Nenhum comentário: