POR OUTRO LADO...

sexta-feira, 22 de junho de 2007

DOHA, SÃO JOÃO E ACM

Não há como não concordar com o Paulo Henrique Amorim, quando ele classifica reiteradamente o comportamente da grande (grande?) imprensa brasileira como conservador e golpista.

O episódio da vez é a repercusão do fracasso da reunião entre Brasil, Índia, EUA e União Européia, acerca da Rodada Doha para o livre comércio mundial, finalizada ontem. Os textos produzidos pela Casa Branca, acusando Brasil e Índia de responsáveis pelo insucesso do encontro, pautaram as manchetes de jornais, TV’s e portais por aqui, diferentemente do que fez "Wall Street Journal" e "Financial Times".

Joelmir Beting e Luis Nassif fizeram coro com PH Amorim em seus blogs, leia
aqui, aqui e aqui.

Brasil e Índia renovaram a defesa firme de seus interesses comerciais ao não aceitarem a perpetuação das mesmas bases colonizadoras de sempre. Exigem equilíbrio nas trocas comerciais com os países industrializados, o que é impossível de haver com os subsídios agrícolas praticados por estes. Joelmir Beting textualmente diz: “Está certo o Brasil, desde o início em recusar a proposta dos ricos. Seria como aceitar o acordo da galinha com o leitão: a galinha americana oferecendo ao leitão brasileiro uma parceria supimpa - a da produção em massa de omelete com bacon, o leitão entrando com a carne e a galinha, com os ovos. Interessa?”.

Nada parece arrefecer o ímpeto da imprensa brasileira em querer desgastar a imagem do governo brasileiro e de seu iletrado presidente. Mesmo que pra isso faça uso desassombrado da má-fé e do desprezo pelos fatos.

Não importa se a posição assumida por Brasil e Índia seja fundamental para os interesses de seus povos. Interessa é martelar o de sempre: o governo Lula é incompetente, inclusive na sua política externa.

Os fatos? Como diz Mino Carta, referindo-se à imprensa brasileira, “se os fatos não se ajustam às nossas idéias, pior para os fatos!”

----------------------------------------------------------


Final de semana de catarse junina no nordeste do Brasil. Forró correndo solto, comunhão de umbigos se esfregando e uma alegria coletiva que só aquela região brasileiro conhece e pratica apaixonadamente. Quem me dera...


----------------------------------------------------------


É delicadíssimo o quadro de saúde de Antonio Carlos Magalhães, que segue internado no Incor de São Paulo, onde está desde o último dia 13, sem previsão de alta e com reais riscos de morte. Além dos problemas cardíacos, são crescentes as dificuldades renais do velho senador baiano. Torço pela sua recuperação: gostaria muito de ouvi-lo quando a Polícia Federal chegar de vez no seu sobrinho, Paulo Magalhães. O histórico relacionamento de ACM com as empreiteiras poderá vir a público, finalmente.

Pau que dá em chico dá em francisco, dizia minha santa vozinha. Tudo o que na Bahia até as pedras sabem mais dia menos dia será devidamente investigado. E publicado.

A Polícia Federal do governo Lula consolida a cada dia sua missão republicana. Doa a quem doer. No caso do clã ACM, vai doer pra cassete, pode esperar.

Longa vida pro "Cabeça Branca" da Bahia! ele há de viver para prestar contas do que fez...

---------------------------------------------------------


Vou-me embora. Enquanto assa a batata de ACM na fogueira da PF, deixo aqui uma das últimas aparições na TV desse mestre da música popular brasileira, Jackson do Pandeiro. O vídeo é de 1979, da TVE do Rio. Ele morreu em 1982 e foi o grande desbravador na divulgação da música nordestina, junto com Luiz Gonzaga. Legou-nos uma obra vasta e belíssima.

Inté!


8 comentários:

Maria Fabriani disse...

Sobre o ACM: já vai tarde!

paulo galo disse...

Se deus quiser, Maria, não antes de vermos valer o velho ditado "aqui se faz, aqui se paga".

Marcus disse...

Galinho,

Olha eu de volta ao seu cindacta 1. Neste momento estou em Macondo/Iaçu, vi-vendo e ouvindo o São João!
E você, vai ficar aí curtindo o Túmulo do Samba Junino?
Nordestinos em Sampa migram para o norte nesta época...

paulo galo disse...

a unica ceteza que tenho marcão é que no são joão de 2008 estarei na bahia, na qualidade de morador.
bom te ver aqui na tela. agora ta esclarecido pq vc aparecia em salvador e em algum ponto do interior da baha. meu sistema é o mesmo do cindacta: o mesmo objeto aparece em dois pontos ao mesmo tempo hehehehehe...

Marcio Melo disse...

Acho que resolveram desenterrar o facão dele do jequitibá uhauhauhaha

Sílvia Carrasco Braga disse...

To achando meio dificil tio Toinho passar desta pra uma pior... Nem o Diabo quer essa peste lá... pq sabe que ele vai querer tomar o lugar dele....rs
Como andam dizendo por aqui... ACM é o novo Anti Cristo Miseravel!!!

paulo galo disse...

pois é, silvia. e ainda por cima mandam o carcará pra cá, como se são paulo já não tivesse problemas demais! podiam tentar uma terapia alternativa pra ele, sei lá, estricnina com ácido sulfúrico na veia, quem sabe...

Anônimo disse...

É DIABO... o criador vai pagar tudo que fez com a sua criaçao na terra!!! ACM o bom filho esta retornando a casa heinse prepara..que vai ter revoluçao e das piores ai...
Fico muito triste e sofrendo por ver inocentes morrerem em acidentes como o da TAM e GOL... e me pergunto porque nunca um cheio de políticos caii ???