POR OUTRO LADO...

terça-feira, 8 de maio de 2007

JOÃO DAS BOTAS

Sinto saudades da Bahia. Saudades de mim e das coisas que vi, como por exemplo os navios da Companhia de Navegação Bahiana - CNB, ou simplesmente "Bahiana" para os seus usuários. Assim mesmo, com H.

Fuçando no Youtube, encontrei esse vídeo, a abertura da novela O Bem Amado, exibida pela TV Globo por volta de 1973. Nele, imagens da velha Bahia e de um dos navios da Bahiana, manobrando para atracar no cais do Mercado Modelo, com o Forte de São Marcelo ao fundo. Uma imagem familiar, que me enterneceu instantaneamente.

Aquele barco é provavelmente o João das Botas, o maior da frota e que fazia linha para Itaparica. Poucas vezes viajei nele, meu destino frequente era Mutá e pra lá navegavam navios menores como o El Rey (ou seria Del Rey?), que tinham em Jaguaripe seu destino final. Mas eu sempre via o João das Botas indo ou voltando e o achava lindo, imponente e muito, muito grande. Muito menor do certamente ele era, aposto.

Os navios da Bahiana, os saveiros ali ao lado, o alarido do cais do Terminal da França, o mar azul da Baia de Todos os Santos, Mutá. A imagem da abertura da novela me trouxe de volta, entre outras coisas, o cheiro desses lugares. Cheiro bom de um tempo em que eu não sofria por amor ou por falta de dinheiro mas achava tudo lindo. Que nem o João das Botas.


Um comentário:

jbarros disse...

Galo,

Infelizmente o vídeo não está disponível para exibição, se possível favor enviar-me para o enderêço jbarros_4@hotmail.com