POR OUTRO LADO...

sábado, 12 de maio de 2007

SALVADOR MERECE ESSE CARA


A área de comunicação da Petrobrás agiu rápido e bem. Jose Sergio Gabrielli, baiano há 57 anos, está em todos os veículos de comunicação nesse final de semana, inclusive na Veja, explicando por quê a Petrobrás fez a coisa certa ao bater o martelo em US$112 milhões pelas duas refinarias bolivianas. Uma dessas entrevistas podem ser lidas clicando AQUI e foi concedida ao jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog Conversa Afiada. Vale a pena conferir.

O resumo da ópera é simples: a Petrobrás vai receber do governo boliviano aquilo que valem as duas refinarias, pelo único critério que mensura o valor de uma empresa em qualquer lugar do mundo: o cálculo de geração futura de caixa. Ponto, aí não cabem bravatas e ideologias, a avaliação é técnica, vale quanto vale, ora bolas!

Não me aprofundarei em maiores detalhes sobre essa questão, a grande (grande?) imprensa o fará melhor que eu, certamente, abrindo os espaços que já abriu às explicações do economista Gabrielli.

O gancho aqui é outro. E refere-se às eleições municipais de 2008, quando o incompetente João Henrique pleiteará sua reeleição à prefeitura de Salvador, já na condição de filiado ao PMDB sob a batuta de Geddel Vieira Lima. Ao PT será cobrada na Bahia e em Brasília a fatura pelo apoio à candidatura vitoriosa de Jacques Wagner e ao governo Lula no congresso.

Que podem fazer os soteropolitanos diante disso? uma única coisa: começar a cacifar o nome de José Sergio Gabrielli para o Palácio Thomé de Souza, de forma a tornar essa candidatura irresistível. Além do que a aliança que levou Wagner ao poder em 2006 pode ser perfeitamente reeditada num provável segundo turno, seja apoiando Gabrielli, seja apoiando (ai!) João Henrique.

O Blog do Galinho, que não é patrocinado pela Petrobrás nem pensa em sê-lo também pela futura gestão da prefeitura da velha cidade da Bahia, lança aqui para sua rara audiência o nome de Gabrielli para prefeito de Salvador em 2008. E convida a todos que façam o mesmo para que a Bahia, que já mandou pro lixo da história a era ACM, coloque as coisas no lugar também na capital baiana. Imaginar Lula, Wagner e Gabrielli trabalhando juntos pra fazer de Salvador uma cidade próspera e humana me enche de esperanças, juro.

Nenhum comentário: