POR OUTRO LADO...

quarta-feira, 16 de maio de 2007

BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO

A foto, publicada ontem no Estadão, foi feita durante homenagem do governador de São Paulo, José Serra, ao GATE -Grupo de Operações Táticas Especiais, que atuou no final de abril no resgate, em Campinas, daquela dona de casa e seus filhos.

Não sou ingênuo. A repressão policial à violência é componente inescapável da segurança pública e a polícia precisa estar equipada para o combate contra quadrilhas que usam armamentos de alto poder de fogo. Até aí, nada a criticar.

O que incomoda, profundamente, é a ausência de foco naquilo que até as pedras sabem que é o fundamental para uma política pública consistente na área de segurança: investimentos na inteligência e no planejamento.

O governador do maior estado da Federação posa para a classe média paulista -uma especialidade tucana- ao empunhar um fuzil e mirá-lo na direção dos fotógrafos. Simbolicamente pratica o senso comum de que é com as balas da polícia que a população ficará segura.

Melhor faria o tucano Serra se chamasse a imprensa para registrar os investimentos feitos na infraestrutura das delegacias, na remuneração dos policiais civis e militares e na eficaz administração penitenciária. Pra não falar da humanização das antigas Febems.

Essa é imagem da falência da segurança pública paulista, Abaixa a cabeça que lá vem chumbo!

Nenhum comentário: